Aulas educativas imersivas

Ainda que as aulas online já sejam realidade no mundo atual, a utilização da tecnologia de Realidade Virtual na educação ainda é muito embrionário. Já temos cursos de EAD que estão em ascensão, mas muitas pessoas têm dificuldades para assimilar os conteúdos e se concentrar nesse formato de ensino a distância. 

Do lado do professor, ainda é preciso criar métodos adaptados, mas que nem sempre é tão funcional como a aplicada em uma sala de aula presencial. Diante disso, a plataforma REUNI inovou e desenvolveu uma sala de aula virtual, por meio da utilização de ferramentas interativas e dinâmicas, favorecendo a concentração dos alunos e viabilizando melhorias nas metodologias de ensino e na apresentação dos conteúdos das aulas online em formato imersivo.

REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO

Para aprimorar e otimizar esse aprendizado, a plataforma REUNI oferece uma sala de aula virtual que aproxima os alunos e os mestres. O processo é bem simples: o professor pode personalizar a sua sala com a quantidade de alunos que deseja, oferecendo computadores virtuais e blocos de notas para  todos ali presentes.

Além disso, ele pode andar por todo o ambiente 360, utilizar uma lousa virtual interativa para mostrar o conteúdo da matéria de forma imersiva. Além disso, o professor consegue fazer uma pesquisa no Google para acessar um site especifico, utilizando um navegador web, que é ativado por comando de voz.

Realidade Virtual na Educação
realidade virtual na educação

Todo esse conteúdo da matéria pode ser espelhado nos computadores virtuais dos alunos, incluindo videos e apresentações via ppt ou pdf que o professor pode ir trocando os slides com apenas um clique. E podem também, espelhar vídeos em 360 graus, que podem ser movimentados por cada aluno na sua própria tela virtual, com a utilização do seu mouse. 

Cada aluno tem o seu nome inserido em cima do seu avatar e todos podem conversar entre si dentro do ambiente virtual.  E se a sala estiver com muito barulho, o mestre pode desativar os áudios dos alunos, por exemplo. 

E o mais interessante: para dar a sua aula, o professor precisa apenas colocar os óculos VR que são enviados, já com o projeto personalizado instalado, pela equipe da plataforma REUNI. A Realidade Virtual na educação pode ajudar na prática o aprendizado, com a imersão necessária para gerar entusiasmo para todos os alunos.

Todo esse conteúdo pode ser espelhado nos computadores virtuais dos alunos, incluindo vídeos 360° que podem ser movimentados por cada aluno na sua própria tela virtual, com a utilização do mouse. Se a sala estiver com muito barulho, o mestre pode mutar os áudios dos alunos. E o mais interessante: para dar a sua aula, o professor precisa apenas colocar os óculos de Realidade Virtual que são enviados, já com o projeto personalizado instalado, pela equipe REUNI.

SALA DE AULA VIRTUAL

Para acessar a plataforma é muito fácil. O aluno precisa apenas fazer o download e instalar o software em seu PC ou MAC. Após disso, escolher a cor do seu avatar, inserir o seu nome e já está pronto para entrar na sala de aula virtual.

Ele pode aproveitar melhor a aula utilizando o zoom na tela do seu computador virtual e tirar as suas dúvidas via chat ou por meio do sistema de áudio 3D. Além disso, ele pode acompanhar a movimentação do professor, por meio da visão em 360 graus, além dele conseguir também caminhar pela sala de aula virtual, utilizando as setas do seu teclado.

E para estudar posteriormente, a dica é utilizar o bloco de notas para fazer as suas notações, ou até mesmo, utilizar o sistema de gravação da aula em vídeo. Ambos os arquivos são armazenados e salvos automaticamente no mesmo computador que foi instalado a plataforma REUNI.

realidade virtual na educação

Simples, Virtual
e Imersivo

CONTATO